Museu do Fado
siga-nos em:
Eventos
 
Severa - o fado de um fado
Data de início: 2015-05-08
Severa - o fado de um fado
8 de Maio, 19h00

O fado e a música clássica cruzam-se em Severa, projecto de Ana Barros e Bruno Belthoise que explora novas abordagens de renovação estética, visual e temática. Esta é uma iniciativa que parte da vida de Severa, cantora que “espalhou” o fado por Lisboa na primeira metade do século XIX e que continua hoje a instigar a nossa curiosidade. Com apoio artístico de João Braga, o projecto pretende retratar a história do Fado, ao mesmo tempo que todos os fados têm poemas que retratam a vida da própria Severa.

Até que ponto factos e mitos se misturam na sua biografia? Nunca se saberá ao certo, mas é indiscutível que o seu percurso de vida tem fascinado historiadores, musicólogos e melómanos. Para enfrentar o desafio de dar novas cores a uma história já tão explorada, Ana Barros e Bruno Belthoise contaram com a colaboração da guitarra portuguesa de Miguel Amaral e dos compositores Sérgio Azevedo, Carlos Marecos e Carlos Azevedo, que criaram arranjos, sobre fados tradicionais, para voz e piano.

O projecto mereceu a colaboração da Antena 2, do Instituto Camões, do Prof. Dr. Rui Vieira Nery (consultor científico) e do Museu do Fado.
< voltar