Museu do Fado
siga-nos em:
Eventos
 
“AS VOZES DO FADO”
Data de início: 2017-12-03
ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “AS VOZES DO FADO” DE RUBEN ALVES E CHRISTOPHE FONSECA
DIA 3 DE DEZEMBRO NO CINEMA S. JORGE


Imagina Produções e a TVI apresentam, no contexto das celebrações do Fado Património Imaterial da Humanidade (Unesco), o documentário “As Vozes do Fado”, numa projeção especial organizada pelo Museu do Fado, no Cinema S. Jorge em Lisboa no dia 3 de Dezembro às 19h00. 

O filme documentário é realizado por Ruben Alves, o realizador do filme de sucesso, “A Gaiola Dourada”, e Christophe Fonseca realizador do documentário “Amadeo - O Último Segredo da Arte Moderna” que foi este ano apresentado no MOMA pelo Art Institute e que foi distribuído em 230 países. Realizado a duas mãos, “As Vozes do Fado”, que contou com o apoio do ICA, do Museu do Fado e da Câmara Municipal de Lisboa, é um filme documentário que não procura dar definições, nem ser uma lição da história do fado. É um filme que vai simplesmente ao encontro do Fado tal qual ele é, percorrendo os diferentes ambientes de Fado, acompanhando de forma espontânea e íntima os principais rostos da atualidade para deixar que, tal como o Fado, emerja a sua história e a sua essência, surgindo casualmente num café, numa conversa, no Museu do Fado, numa falua do Tejo.


Através das ruas da cidade e dos seus lugares simbólicos, o filme deambula assim por entre os muros carregados de histórias e de testemunhos de tantos encontros sempre acompanhados de figuras emblemáticas do género mas também dos simples habitantes da cidade e de outros amadores do fado evocando desta forma a memória das primeiras vezes de cada um, das suas descobertas do mundo do Fado. De Paris a Lisboa, passando por cidades como o Porto, mergulhando nas desgarradas do universo restrito das tertúlias ou entrando nos “coulis” da imponente sala do Grand Rex em Paris, de Carlos do Carmo a um Fado de rua, do Professor Rui Vieira Nery a uma frase solta no balcão, todos têm voz neste filme, que conta o Fado tal qual ele é, sem filtros, é o Fado como ele é.

Os bilhetes para assistir à estreia são limitados e pode ser feita uma inscrição online através do formulário https://goo.gl/NG7TzD . A partir do dia 28 de Novembro, no limite dos lugares disponíveis serão remetidos os convites electrónicos para levantar na bilheteira uma hora antes do filme.


< voltar