Museu do Fado
siga-nos em:
Eventos
 
Gaspar | Há Fado no Cais
Data de início: 2018-11-24
Gaspar
24 Nov, sábado

CCB, Pequeno Auditório, 21h
Preços: 12,50€ - 15€

Comprar aqui

 


Fotos: Luís Carvalhal / Museu do Fado

Gaspar é bisneto de Celeste Rodrigues e quis desde muito pequeno aprender a tocar guitarra portuguesa para poder acompanhar a sua bisavó. Concretizou este sonho quando tinha sete anos de idade, na Gala da Rádio Amália, pela mão do seu Mestre e Professor, o guitarrista Paulo Parreira. Depois disso acompanhou Celeste Rodrigues em diversas ocasiões. Na sua ainda curta vida musical, Gaspar já participou em três discos: “Saudade do Futuro”, “Brincar aos Fados” e “Vozes de Amália”. Tem como principais referências os Mestres Artur Paredes, Carlos Paredes e Jaime Santos. Para além do seu Mestre, Gaspar tem tido a sorte de ser acarinhado por vários músicos e fadistas, nomeadamente o guitarrista Pedro de Castro, que gentilmente o tem incentivado a tocar ocasionalmente na sua casa de fados, a Mesa de Frades, em Alfama.
Este é também o mais jovem guitarrista a apresentar um disco e um concerto em nome próprio no ciclo Há Fado no Cais. Com apenas 15 anos, Gaspar gravou alguns inéditos e um conjunto de temas da sua preferência, que dedica naturalmente à sua bisavó, Celeste Rodrigues: 

Dedico este meu primeiro disco à memória da minha grande inspiradora, a minha Bisavó Celeste, a razão de eu me ter apaixonado por este instrumento e querer aprender a tocar. Acima do grande privilégio que foi poder acompanhá-la, tive o privilégio maior, o de a ter tão presente na minha vida. Sei que a música que tanto nos uniu será sempre um lugar de encontro, onde a sua memória nunca se dissipará.

Gaspar Varela


Co-produção Museu do Fado e CCB


< voltar
stqqssd
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
em destaque...