Brincar aos Fados - Amália

BRINCAR AOS FADOS é um projecto que nasceu em 2014 com o lançamento de um disco que dava a conhecer o universo do Fado às crianças. Os poemas originais de Tiago Torres da Silva apresentavam o Fado com uma linguagem leve e acessível às gerações mais novas. O sucesso foi tal que, em 2017, seguiu-se a edição de um livro homónimo, com textos de vários autores dirigidos ao imaginário infantil. 

A edição Brincar aos Fados - Amália surge na sequência das anteriores e "conta" aos mais pequenos a história de Amália Rodrigues, artista de importância fundamental para se para compreender o Fado que se faz na actualidade.

Os contos são da autoria de Afonso Reis Cabral, Alice Vieira, Carlos Leitão, David Machado, Filipa Martins, José Fialho Gouveia, Katia Guerreiro, Márcia, Maria do Rosário Pedreira, Maria João Lopo de Carvalho, Rodrigo Costa Félix e Tiago Torres da Silva, ilustrados pelos desenhos lindíssimos de Sara Domingues.

No disco, os poemas de Tiago Torres da Silva acompanham melodias tradicionais que foram gravadas por Amália - Fado Modesto, Fado Bizarro, Fado Carmencita, Fado Perseguição, entre outros - e são interpretadas por Duarte, Tânia Oleiro, Francisco Salvação Barreto, Matilde Cid, Pedro Moutinho, Maura, Miguel Ramos, Inês de Vasconcellos, Maria Emília, Sofia Ramos, Rodrigo Costa Félix e Joana Amendoeira. Os fadistas são acompanhados por Henrique Leitão na guitarra portuguesa, Miguel Ramos na viola de fado e Paulo Paz no contrabaixo.

Ideia original: Rodrigo Costa Félix

Edição: EGEAC | Museu do Fado

 

img

Data de publicação: 2 junho, 2022