10 de Junho em Paris

Para as celebrações do Dia de Portugal e no âmbito da actual Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade a Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC EEM/Museu do Fado organizou uma programação em Paris com vista à promoção e divulgação do universo e cultura do Fado.

No dia 7 de Junho inaugura a exposição “Amália à Paris”. Comissariada por Bernardette Caille é uma reposição parcial da exposição “Coração Independente” exposta no Museu Berardo em 2009. No total são mais de 200 peças, entre fotografias, fatos de cena, vestidos de palco, capas de álbuns, artigos de revistas e jornais, posters de concertos e vídeos expostos no foyer do Théâtre de la Ville.

Paralelamente, os fadistas Carlos do Carmo e Ricardo Ribeiro vão visitar várias escolas onde ensinarão o fado “Lisboa Menina e Moça” aos alunos franceses. As escolas integradas neste programa são o Lycée Paul Bert, o Lycée Brassens, o Lycée Molière e o Lycée Monet.

Finalmente, no dia 10 de Junho o Théâtre de la Ville recebe um grande concerto com Carlos do Carmo, Cristina Branco, Camané, Carminho e Ricardo Ribeiro. O concerto encerra com “Lisboa, Menina e Moça”, entoado pelos artistas e pelos alunos das escolas participantes no projecto.