Fadistas no século XXI

O Museu do Fado acolhe na próxima terça-feira, dia 18, pelas 19h00, a apresentação do livro Fadistas no século XXI, da autoria de Rui Ferreira e João Vasco, responsáveis pelo texto e pela fotografia respectivamente.

Numa edição da Chiado Editora, Rui Ferreira propõe-se trazer a lume alguns dos grandes intérpretes do Fado da segunda metade do século XX e da primeira do século XXI. O livro aborda a evolução do fado, o desenvolvimento gerado pelas contribuições dos novos intérpretes e é enriquecido com entrevistas inéditas a vários fadistas.

Rui Martins Ferreira naceu em Outubro de 1962, em Lisboa, onde vive. É professor de Português e de Francês e toda a sua vida tem sido dedicada ao Ensino e ao Fado.
Escolheu Amália Rodrigues, sua madrinha, para tema de análise/estudo da sua Tese de Mestrado.
É autor de uma monografia em Francês intitulada Amália ou Le Fado Incarné e de Amália, a Divina Voz dos Poetas e de Portugal.
É coordenador de vários projetos educativos sempre ligados ao Fado e à Poesia Erudita Portuguesa.
Além de escritor, professor, investigador de Fado é também fadista.

João Vasco nasceu em Lisboa em 1954. Professor de Geografia em Sintra, chega à fotografia já tarde, um pouco por acaso, no início deste século. Recebeu formação na escola Oficina da Imagem e no Movimento de Expressão Fotográfica.
Destaque para a exposição individual em 2010, na Associação de Planeamento Familiar, denominada “Da Outra Margem”, sobre a exclusão social e integrada no Ano Europeu de Combate à Exclusão Social. Fotografou para várias entidades como por exemplo a Escola Superior de Dança, o Conservatório de Dança e alguns grupos de teatro, tendo também trabalhado com escolas de todo o país, com o Ministério de Solidariedade e Segurança Social e com a Organização Internacional do Trabalho.