Festa de Encerramento da Escola D. Luísa de Gusmão

No dia 15 de Junho de 2012 realiza-se a festa de encerramento do ano lectivo da Escola D. Luísa de Gusmão.

Esta escola foi uma das escolas seleccionadas pelo Museu do Fado para participar no Programa Piloto da Candidatura do Fado. No âmbito deste projecto a escola organizou visitas guiadas ao Museu do Fado para sensibilizar os alunos para o tema e tem promovido workshops sobre o universo do Fado, designadamente sobre a história e origem do Fado, os diferentes tipos de fado, as temáticas das letras do fado, as características da música, os bairros do fado e o fado como símbolo identitário nacional.

Em Maio os alunos tiveram o privilégio de ter uma aula sobre Fado ministrada por Mariza, embaixadora da Candidatura do Fado e uma das vozes mais mediáticas internacionalmente.

A festa de encerramento também vai ter a marca do Fado: um grupo de alunos que ao longo do ano lectivo tem tido aulas de guitarra portuguesa e de canto no Museu do Fado vai fazer uma apresentação mostrando o que aprenderam até aqui. Acompanhados pelo mestre António Parreira vão interpretar vários temas como Lisboa Não Sejas Francesa e Cheira a Lisboa.