Formação em Histórias Digitais

Há uma infinidade de histórias que nos mostram como o fado é tão português.

Vivem à solta nas comunidades e vão ligando as várias gerações.

O Museu do Fado vai captar e partilhar com o público algumas dessas histórias, que fazem parte deste património alargado que é o universo do Fado.

Equipas de dois, um adulto e um jovem trabalharão juntos as memórias e a tecnologia, num atelier onde farão pequenos filmes em que serão os protagonistas.

As histórias são uma antiga forma de comunicar que nos levam até às nossas motivações e valores profundos, ajudando a preservar a nossa cultura. Por seu lado, as novas tecnologias, cada vez mais acessíveis, abrem a produção de conteúdos ao público em geral deixando aos jornalistas e aos media tradicionais, apenas uma parte do protagonismo na conversa global que decorre hoje na Internet.

No atelier que vamos realizar aliamos a tradição oral de contar histórias com conteúdos digitais. Usamos a metodologia de digital storytelling que parte de um processo ágil e simplificado de produção multimédia, baseado nas novas tecnologias, que privilegia o rosto humano e a empatia de cada narrativa.

Vão assim criar-se histórias sobre o fado, contadas com imagens que contam frequentemente com a voz pessoal do narrador e que podem também conter música e efeitos sonoros. Este atelier interactivo capacita para a produção de pequenos filmes com cerca de três minutos, realizado com meios acessíveis e fáceis de usar.

Os participantes no atelier formam equipas de dois elementos que criam o filme em conjunto. Um dos elementos da equipa, o adulto, leva consigo para o atelier uma história (ou histórias) que viveu e que tem como tema o fado, o outro elemento da dupla, o júnior, será o realizador do filme.

Numa primeira sessão serão preparadas as histórias e nas duas sessões seguintes realizam-se os filmes que incluirão os materiais pesquisados pelos participantes durante o período em que decorre o atelier.

Promovemos a partilha de histórias entre diferentes gerações para fortalecer laços dentro da comunidade através da descoberta de valores comuns, preservando deste modo a herança histórica do fado. Através da comunicação das histórias, incentivamos também a reflexão pessoal e a capacitação para o uso das novas tecnologias.

Os filmes que resultam da formação serão exibidos no auditório no Museu do Fado em data a definir.