Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Mariza dá aula muito especial

Mariza dá aula muito especial
Hoje Mariza vai falar de Fado a alunos da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão


Embaixadora da Candidatura do Fado aprovada pela UNESCO em 27 de Novembro de 2011, Mariza é convidada daEscola Secundária Dona Luísa de Gusmão para dar uma aula sobre o Fado e transmitir aos alunos a sua experiência como fadista.

No quadro do Plano de Salvaguarda da Candidatura à UNESCO, o Museu do Fado tem vindo a desenvolver umPrograma Educativo destinado a promover gradualmente a integração transversal de conteúdos relacionados com o universo e a cultura do Fado nos programas escolares dos vários níveis de ensino. 

Este Programa Educativo abrange diversas iniciativas entre as quais se contam cursos de Guitarra Portuguesa e de Viola de Fado, seminários de Poesia, uma programação regular de tertúlias e workshops, Visitas Cantadas no Museu do Fado, apoio à Construção da Guitarra Portuguesa e diversas iniciativas em colaboração com diferentes estabelecimentos de ensino, do Básico ao Superior.

Neste contexto, o Museu do Fado decidiu promover um projecto-piloto, lançando para este efeito um convite às escolas da cidade de Lisboa para apresentação de propostas de divulgação do Fado na comunidade educativa. A Escola Secundária Dona Luisa de Gusmão foi uma das escolas selecionadas para integrar este projecto que se prevê vir a ser replicado noutras escolas do país.

No âmbito do projecto-piloto a escola organizou visitas guiadas ao Museu do Fado para sensibilizar os alunos para o tema e tem promovido workshops sobre o universo do Fado, designadamente sobre a história e origem do Fado, os diferentes tipos de fado, as temáticas das letras do fado, as características da música, os bairros do fado e o fado como símbolo identitário nacional. 

Hoje os alunos da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão terão o privilégio de ouvir Mariza, Embaixadora da candidatura do Fado à UNESCO e uma das vozes mais mediáticas internacionalmente.

Entre os dias 14 e 17 de Junho, o Museu do Fado promove a Mostra Sou do Fado onde apresentará ao público os trabalhos realizados pelas diferentes escolas na esfera do Programa Educativo da Candidatura do Fado. A programação inclui concertos, workshops e a participação das escolas ligadas ao projecto.


<span style="font-size: 12px; line-height: 18px; font-family: &#39;trebuchet MS&#39;; ">Embaixadora da Candidatura do Fado aprovada pela UNESCO em 27 de Novembro de 2011, Mariza é convidada da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão para dar uma aula sobre o Fado e transmitir aos alunos a sua experiência como fadista.</span>

No quadro do Plano de Salvaguarda da Candidatura à UNESCO, o <span style="font-weight: bold; ">Museu do Fado</span> tem vindo a desenvolver um <span style="font-weight: bold; ">Programa Educativo</span> destinado a promover gradualmente a integração transversal de conteúdos relacionados com o universo e a cultura do Fado nos programas escolares dos vários níveis de ensino.

Neste contexto, o Museu do Fado decidiu promover um <span style="font-weight: bold; ">projecto-piloto</span>, lançando para este efeito um convite às escolas da cidade de Lisboa para apresentação de propostas de divulgação do Fado na comunidade educativa. A <span style="font-weight: bold; ">Escola Secundária Dona Luisa de Gusmão</span> foi uma das escolas selecionadas para integrar este projecto que se prevê vir a ser replicado noutras escolas do país.&nbsp;

<div>No âmbito do <span style="font-weight: bold; ">projecto-piloto</span> a escola organizou visitas guiadas ao Museu do Fado para sensibilizar os alunos para o tema e tem promovido workshops sobre o universo do Fado, designadamente sobre a história e origem do Fado, os diferentes tipos de fado, as temáticas das letras do fado, as características da música, os bairros do fado e o fado como símbolo identitário nacional.&nbsp;</div><div><br></div><div>No dia 17 de Maio os alunos da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão terão o privilégio de ouvir <span style="font-weight: bold; ">Mariza</span>, Embaixadora da candidatura do Fado à UNESCO e uma das vozes mais mediáticas internacionalmente</div>