Mísia agraciada pelo Governo Francês

Na quarta-feira, 30 de Março às 18h30, durante uma recepção no Palácio de Santos (Rua de Santos-o-Velho, n° 5 em Lisboa) o Embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva, entregará as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e Letras à fadista Mísia.

É a segunda vez que Mísia será agraciada pelo governo francês. Em Janeiro de 2004 foi condecorada pelo Ministro da cultura francês, Jean-Jacques Aillagon, com o grau de Cavaleiro desta mesma Ordem. Um ano depois, recebeu do Presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoë, a Grande Medalha de Vermeil da Cidade (a maior distinção desta capital).

Mísia ocupa há 20 anos um lugar privilegiado na cena artística portuguesa e internacional. O seu estilo único e peculiar revolucionou a interpretação tradicional do fado. No momento em que surgem muitas vozes talentosas Mísia permanece uma figura incontornável, indissociável da cultura e da identidade nacional portuguesas. Com esta distinção, a França pretende homenagear esta excelente intérprete que contribuiu com uma sonoridade própria para o reconhecimento do Fado dos nossos dias.

A Ordem das Artes e Letras existe desde 1957 e é uma condecoração atribuída pelo Ministério francês da Cultura que visa recompensar pessoas que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição para o desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo.

Fonte: Comunicado do Governo Francês