Sessão Protocolar

Museu do Fado assina protocolo com
Universidade de Lisboa e com a Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco)

Realiza-se hoje, às 18h00, no Museu do Fado uma sessão protocolar que oficializa a parceria entre esta instituição e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Este protocolo decorre da implementação do Programa Educativo que integra o  Plano de Salvaguarda da Candidatura do Fado à UNESCO. O Programa Educativo da Candidatura do Fado tem como objectivo basilar o desenvolvimento gradual da integração transversal de conteúdos relacionados com o universo e a cultura do Fado nos programas escolares dos vários níveis de ensino articulando as perspectivas académicas e científicas com o saber e a participação efectiva da comunidade do fado: intérpretes, músicos, autores, compositores, construtores de instrumentos.

O Programa Educativo abrange ainda cursos de Guitarra Portuguesa e de Viola de Fado, seminários de Poesia, uma programação regular de tertúlias e workshops, Visitas Cantadas no Museu do Fado, apoio à Construção da Guitarra Portuguesa e a implementação de um projecto educativo - piloto em Escolas do Ensino Básico e Secundário da cidade de Lisboa e sua replicação posterior a nível regional e nacional.

Haverá um momento musical com Ricardo Parreira e Marco Oliveira.

À sessão seguir-se-á um cocktail.