Tudo Isto É Fado

O Museu do Fado associa-se à editora Planeta para a apresentação do livro Tudo Isto É Fado - Roteiro e Receitas para Provar e Ouvir o Fado em Lisboa, de Clara Azevedo e Luís Chimeno Garrido.

Esta edição, com prefácio de José Manuel dos Santos, será apresentada no dia 23 de Novembro, às 18h30, pelo fadista Carlos do Carmo.

As palavras dos autores sobre a sua obra esclarecem bem sobre a abordagem do livro Tudo Isto É Fado: “Fazer um roteiro sobre o fado não é tarefa fácil. Fazer um «roteiro para provar e ouvir o fado em Lisboa», é ainda mais complicado, mas é também um prazer redobrado que põe à prova todos os sentidos. Há cada vez mais casas de fado, tertúlias de amigos que se reúnem para «fadistar» nas tasquinhas, e até inúmeros bares frequentados por uma geração mais nova, e que incluem a tradição do fado na sua programação. Com tantas alternativas, optámos por fazer uma selecção que incluísse todas estas tendências. Nas nossas sugestões podem ouvir desde o fado profissional, passando pelo fado amador, até ao chamado fado vadio. “

Clara Azevedo
Fotógrafa free lancer, iniciou a sua actividade profissional no jornal Expresso, onde trabalhou entre 1987 e 1995. Já tem um longo percurso na área, com vários títulos publicados e várias exposições colectivas e individuais dos seus trabalhos, tanto em Portugal como no estrangeiro. Desde 1998 dedica-se à produção e realização de fotografias e projectos para a área editorial.

O seu trabalho encontra-se representado em várias colecções públicas e particulares.

Luís Chimeno Garrido
Tem o curso de Design do IADE. Trabalhou no atelier gráfico da FIL e em grafismo editorial nas revistas ELLE e MARIE CLAIRE. Trabalha em nome individual desde 1988, realizando projectos de edição, imagem gráfica, merchandising, embalagem e sinalética para vários organismos públicos e privados. Esteve representado na Trienal de Milão na exposição “1990-2004 - Arquitectura e Design de Portugal”.