Urbanas - live in studio

Urbanas – live in studio é uma ideia de Diogo Clemente e reúne Carolina, Maria Emília Reis, Sara Correia, Tânia Oleiro, Vanessa Alves e Teresinha Landeiro.


"Este álbum é precisamente um exemplo paradigmático desta relação de paixão com o legado mais tradicional do Fado que seis jovens intérpretes fazem questão de reafirmar como uma espécie de ritual de legitimação. (...) Mas cada uma destas seis jovens "urbanas" encontra e propõe uma releitura desse património que é assumidamente fiel às raízes de uma tradição em que todas elas se reconhecem e de que se reinvindicam mas ao mesmo arreigadamente individual, feito de modos de ver e de sentir pessoais e intransmissíveis, com uma total entrega emocional em que se plasmam seis personalidades artísticas distintas, idiossincráticas, inconfundíveis."
Rui Vieira Nery



Neste fonograma podemos ouvir seis jovens fadistas: Sara Correia, Maria Emília Reis, Tânia Oleiro, Carolina, Vanessa Alves, Teresinha Landeiro. Todas chegaram até este momento traçando caminhos biográficos distintos, mas partilhando a abordagem ao fado e às suas convenções. As raparigas que aqui ouvimos têm biografias comuns às de outras jovens mulheres urbanas da sua idade, expostas ao mundo. Mas enquanto fadistas, trilham um caminho que articula o “saber fazer” fadista no que este tem de mais apreciado pelos amantes do género. As fadistas que aqui ouvimos são intérpretes mobilizadas do género, procurando intensamente uma voz própria sem abandonar as convenções do fado, como se se tratasse de uma necessidade que tem de encontrar satisfação.

Pedro Félix


Apresentação na esplanada do Museu do Fado
Dia 14 de Junho, às 19h00
Entrada livre limitada à lotação do espaço