Argentina Santos - Não Sei Se Canto Se Rezo

28 fevereiro, 2010 a 30 abril, 2010

A 27 de Fevereiro de 2010, o Museu do Fado inaugurou a exposição "Argentina Santos – Não Sei se Canto se Rezo", na presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa. Nesta sessão, onde se reuniram os admiradores e amigos de Argentina Santos, o fado esteve presente nas vozes de Carlos do Carmo, Ricardo Ribeiro e Ana Sofia Varela.

Pelo bairro da Mouraria ecoam as mais remotas memórias de Maria Argentina Pinto dos Santos, nascida a 6 de Fevereiro de 1924. O seu fado tem a força de um pregão e a contenção de uma prece. Neles se combinam autenticidade humana e artística em perfeita simbiose. Destemido, o fado de Argentina Santos não conhece subterfúgios ou cedências. Basta-lhe ser autêntico. De pálpebras cerradas e mãos suplicantes, Argentina conta-nos também o fado de uma vida vivida. Na voz de Argentina Santos habitam, para nosso fascínio, as mais arreigadas tradições fadistas.

Recusando durante décadas qualquer exposição mediática, Argentina Santos confinou grande parte do seu percurso artístico ao espaço da Parreirinha de Alfama. Ao fazê-lo, fez também da sua casa uma autêntica oficina de fados, cenário de afectos e palco da cumplicidade criativa de poetas, músicos e fadistas. Pela Parreirinha de Alfama passaram as vozes de Lucília do Carmo, Berta Cardoso, Celeste Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Maria da Fé, Fernanda Maria, Mariana Silva, Natércia da Conceição, Natalina Bizarro, Helena Tavares, Leonor Santos, Beatriz da Conceição, Flora Pereira, Júlio Peres entre muitas outras.

Foto: José Frade | Museu do Fado

Foto: Luís Carvalhal | Museu do Fado