Conheça melhor:

Ana Margarida

(N. 9 junho, 1983)

Ana Margarida Pinto nasceu a 9 de Junho de 1983, em Oliveira de Azeméis. Em pequena, a sua mãe passou-lhe o gosto pelo fado, tendo estudado piano e música clássica dos 6 aos 18 anos. Passava horas a cantar, com a sua mãe e irmã, os fados de Teresa Tarouca, Teresa Silva Carvalho, Maria da Fé e Amália, quer fosse pela casa, quer a caminho da cidade da Guarda, terra de sua mãe. Estas memórias musicais são das mais ricas e importantes que Ana Margarida guarda até hoje.

Ao longo do seu percurso académico, principalmente na universidade, descobriu o Teatro Musical e as músicas do mundo e integrou o elenco de várias peças e espectáculos musicais como o concerto multimédia “Bach2Cage” em 2002/03, o musical “Navio dos Rebeldes” em 2004 e “Fungágá da Bicharada” em 2005.

Em 2008 recebeu o Prémio Revelação na Gala de Fado do Teatro Sá da Bandeira e passou, assim, a cantar nas grandes noites de Fado da cidade do Porto: "Porto canta Amália" (amadrinhado por Maria da Fé), "40 anos de Lenita Gentil" e "Dia Internacional da Mulher", com Cidália Moreira. Ainda nesse ano, gravou uma colectânea dos finalistas do 2º Encontro de Fados de Almada.

No ano seguinte, foi seleccionada para o elenco de dois espectáculos musicais na ilha de Maiorca (Espanha), em digressão durante meio ano. Em 2011 começou a sua carreira internacional, levando o seu fado até à Suíça e já passou também por outros países como Espanha, França, Suíça, Holanda, Alemanha, Rússia, Roménia, Luxemburgo e recentemente em Marrocos, Polónia, Bélgica e Namíbia.

Nas suas actuações, cada vez mais solicitadas, procura a expressão mais sentida, pura e original que lhe valeram os convites para levar o seu Fado além-fronteiras.

Ao mudar-se para Lisboa, começou a percorrer as várias Casas de Fado da cidade, tendo actuado no Sr. Vinho, Adega Machado, A Severa, Fado ao Carmo e Maria da Mouraria.

Ana Margarida participou já em vários projectos discográficos, sempre ao lado de vários artistas de renome. Integrou o projecto "+351 – Os Fados de João Gil e João Monge"; "Bela Ensemble" e "Rio Lisboa" e, em Março de 2022, iniciou uma residência artística na Fábrica Braço de Prata com o desafio do Fado ser acompanhado por diferentes sonoridades e formações e a liberdade para explorar e desenvolver a sua versatilidade como intérprete, cantora e fadista.

Em Janeiro de 2023, e ao fim de já vários anos a cantar, Ana Margarida subiu ao palco do Centro Cultural de Belém. O concerto, pautado pela celebração de vários anos de carreira, juntamente com a apresentação de algum repertório que fará parte do seu primeiro disco, contou com a participação de Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa, Bernardo Saldanha, na viola, e Francisco Gaspar na viola baixo.

 

Fonte:

HM Music

http://anamargaridafado.blogspot.com/

Ana Margarida. Foto de Lena Kern

Ana Margarida ao vivo no CCB. Foto de José Frade

Ana Margarida ao vivo no CCB. Foto de José Frade

Ana Margarida ao vivo no CCB. Foto de José Frade

Ana Margarida ao vivo no CCB. Foto de José Frade

Ana Margarida ao vivo no CCB. Foto de José Frade