Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Conheça melhor:

Jorge Fernandes

(09 Outubro, 1935 - 15 Maio, 1970)

Jorge Manuel Monteiro Fernandes nasceu em Ervedosa do Douro a 9 de Outubro de 1935. A sua apetência pela música evidenciou-se quando o seu irmão mais velho comprou uma viola e a ofereceu a Jorge Fernandes, que a começara a tocar de ouvido. Mais tarde trocaria a viola pela guitarra portuguesa, sendo considerado um dos melhores guitarristas portugueses.

Nas décadas de 1950 e 60 o som da sua guitarra acompanhou grandes intérpretes do fado, casos de Alfredo Marceneiro, Fernando Farinha, Carlos Ramos, Maria do Espírito Santo, Fernanda Maria, Maria Pereira ou Natércia da Conceição, entre outros. Ainda nessa época, com Francisco Perez Andion na viola, fez parte do elenco da casa de fados A Toca, de que era proprietário o fadista Carlos Ramos.

Alguns anos depois do seu casamento com uma senhora americana, em 1963, Jorge Fernandes acabou por se mudar para os Estados Unidos. Deste casamento teve uma filha. Jorge Fernandes prosseguiu a sua carreira de guitarrista e, com o viola Faustino Neto realizou inúmeras digressões e espectáculos, em particular como acompanhante da fadista Maria Marques, com quem actuou na Turquia, Líbano, Grécia, Espanha e no Teatro Town Hall de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Jorge Fernandes acompanhou, também, Valentina Félix, numa tournée de espectáculos para as comunidades portuguesas nos Estados Unidos.

A sua morte a 15 de Maio de 1970, em Nova Iorque, colocou um final muito prematuro na marcante carreira de guitarrista que até então tinha desenvolvido.

Jorge Fernandes, s/d

Jorge Fernandes e Alfredo Mendes, Viela, s/d

Fernando Farinha, Jorge Fernandes e Francisco Perez Andion, s/d

Alfredo Marceneiro, Jorge Fernandes e Francisco Perez Andion, 16 de Abril de 1962

Jorge Fernandes, s/d

Jorge Fernandes, s/d

Valentina Félix, Jorge Fernandes e Faustino Neto, Maio de 1965, Estados Unidos