Conheça melhor:

Martinho d'Assunção

(N. 12 abril, 1914 - M. 29 março, 1992)

Filho do poeta do fado, Martinho d´Assunção nasceu em Lisboa, na freguesia de Santos-o-Velho, em 12 de Abril de 1914.

A vocação para instrumentista desde cedo que se manifestou na sua vida. Ainda na sua infância experimentou a guitarra, o bandolim e o violino. Martinho d´Assunção Júnior optou pela viola, e já em 1927 a “Guitarra de Portugal”, após um concerto seu no Politeama, dava conta da virtude de tão “pequenito tocador de viola”. Anteriormente, em 1926, já o pequeno violista se havia estreado ao lado de Armandinho.

Fundamental na sua aprendizagem, em termos de conhecimentos musicais e de execução, foi a figura de João da Mata Gonçalves, de quem foi discípulo.

Por ocasião do V aniversário da “Guitarra de Portugal”, celebrado no Teatro de S. Luís em 1927, Martinho d´Assunção viria a revelar uma vez mais as suas potencialidades, ao lado da jovem guitarrista Isabel de Sousa.

Rapidamente Martinho d´Assunção se projecta em concertos e espectáculos, tanto a nível nacional como internacional, e em 1932 acompanha Armandinho, Ercília Costa e João da Mata, numa digressão pelas Ilhas da Madeira e dos Açores.

Em 1933 a “Guitarra de Portugal” volta a referir mais uma tournée, por terras de Angola, Moçambique e ex-Rodésia, desta vez Martinho d´Assunção integra o Grupo Artístico de Fados, juntamente com Berta Cardoso, Madalena de Melo, Armandinho e João da Mata.

A sua carreira de violista passou também pelos espaços de fado em Lisboa, dos quais se destacam: “Salão Jansen”, “Casablanca”, “Solar da Alegria”, “Café Mondego”, “Mirante”, “Luso”, “Toca”, “Lisboa à Noite” e “Faia”, entre outras.

Entre 1937 e 1938 Martinho d´Assunção dirigiu um conjunto de guitarras composto por Carvalhinho, Fernando Freitas, e José Duarte Costa, tendo Constança Maria como vocalista. No iníco da década de 1940 integrou o “Conjunto Artístico Português”, junto de Jaime Santos, Fernando Freitas, Miguel Ramos e Freitas da Silva.

No final da mesma década integrou o “Conjunto Típico de Guitarras” ao lado de Jaime Santos, Francisco Carvalhinho, Alberto Correia e o pianista Fernando Potier. E, em 1950, o “Quartecto Típico de Guitarras” com António Couto, Francisco Carvalhinho e Joel Pina.

Mais tarde, na década de 1950, tem uma passagem pelo elenco dos Companheiros da Alegria, de Igrejas Caeiro e Elvira Velez.

Martinho d´Assunção Júnior mesmo enquanto instrumentista e solista nunca deixou de se dedicar ao Fado e compôs várias músicas para letras de poetas consagrados, com destaque para o “Fado Faia”, letra de João Linhares Barbosa, que foi interpretado por nomes como Amália Rodrigues, Berta Cardoso, Anita Guerreiro, Maria Marques ou Cidália Meireles, e que chegou a ser editado em disco no Brasil e em Espanha. Foi também autor de temas como “Bom dia Meu Amor”, letra de Vasco de Lima Couto, “Fado do Chiado” com letra de Ary dos Santos, ou “lisboa da Beira-Mar”, com poema de Alfredo Meca, que foi gravado por Maria Pereira e Anita Guerreiro, e editado em Espanha pela etiqueta discográfica Canciones del Mundo.

A par da faceta de compositor, o violista dedicou-se também ao ensino do instrumento, contribuindo de modo significativo para a divulgação do mesmo.

Nos últimos anos da sua vida trabalhou praticamente em exclusivo para o “Faia”, de Lucília do Carmo e quando aquela casa encerrou, formou o “Trio de Guitarras de Martinho d’Assunção”, com Arménio de Melo e Vital Assunção (seu neto) e, posteriormente o “Opus Fado” onde, ao trio anterior se juntava o fadista Chico Madureira. Com esta formação de trio actuou em casas de fado como o Painel do Fado, a Tipóia e Os Gordos, bem como em tournées internacionais, com espectáculos na Suécia, França, Alemamnha, entre outros.

Faleceu em 29 de Março de 1992.

 

Fonte:

“Guitarra de Portugal”, 04 de Junho de 1927

“Guitarra de Portugal”, 09 de Julho de 1933

Sucena, Eduardo (1992) “Lisboa, o Fado e os Fadistas”, Lisboa, Vega;

Guinot, M., Carvalho, R., Osório, J.M. (1999) “Histórias do Fado”, Col. “Um Século de Fado”, Lisboa, Ediclube.

 

  • Variações Sobre o Fado Martinho d´Assunção (Martinho d' Assunção)

Folheto de Repertórios | Song Lyrics Brochure, Grupo Artístico de Fados, s/d.

Folheto de Repertórios | Song Lyrics Brochure, Grupo Artístico de Fados, s/d.