Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Conheça melhor:

Teresa Câmara

(6 junho, 1991)

Nascida a 6 de junho de 1991, Teresa Câmara cresceu rodeada de fado. O seu avô, Vicente da Câmara, incutiu-lhe o gosto pelo fado e ele, juntamente com o seu tio, José da Câmara, foram e continuam a ser duas das suas maiores referências artísticas.

Estreou-se a cantar em público com apenas 11 anos de idade e aos 15 começou a ser assídua frequentadora de casas de fado, percorrendo também o país com um projeto de fado, cantado em família.

Participou, em 2011, no disco “Câmara: Um Nome, 3 Gerações”. Este projecto muito especial, reuniu três gerações da família Câmara: o patriarca, Vicente, dois dos seus filhos, José e Manuel, e Teresa, a neta.

Em 2014, o Campo Pequeno recebeu a Gala de Natal - Família do Fado, onde quatro famílias com tradição fadista se juntaram para um concerto muito especial: Cid, Pinto Basto, Noronha e Câmara. Teresa participou ao lado do seu avô Vicente e dos tios José e Manuel.

Teresa estreia-se agora, aos 31 anos, com o seu álbum a solo – “Lugares”.

O álbum intitula-se assim como referência à existência de diferentes espaços, sejam eles físicos ou mentais, que de alguma forma se afiguram importantes para a artista, celebrando essa diversidade de estados de espírito numa realidade tão impermanente como a que vivemos.

É um disco bastante marcado pelo fado tradicional e inclui alguns inéditos. Gravado em plena pandemia, conta com o acompanhamento de Luís Petisca, na guitarra portuguesa e Armando Figueiredo na viola de fado e na viola baixo, tendo sido produzido por José da Câmara.

“Lugares” é editado pela Museu do Fado Discos e teve o apoio da SPA.

 

Fonte:

http://www.ovacao.pt/compra/camara-um-nome-tres-geracoes-52223

Teresa Câmara. Foto de Luís Carvalhal

Teresa Câmara. Apresentação do disco "Lugares", 2022. Foto de José Frade

Teresa Câmara. Apresentação do disco "Lugares", 2022. Foto de José Frade

Teresa Câmara. Apresentação do disco "Lugares", 2022. Foto de José Frade

Teresa Câmara. Foto de Luís Carvalhal