28 novembro, 2011

Fado é Património Imaterial da Humanidade

A NOSSA CANÇÃO ESTÁ DE PARABÉNS!

O FADO foi declarado pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade!

O FADO é a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal.

A Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/MUSEU DO FADO levou a cabo esta candidatura que envolveu a comunidade artística do FADO, congregou instituições e reuniu o consenso de todos os partidos políticos. A Candidatura do FADO tornou-se uma causa nacional e a inclusão do FADO na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial é uma vitória de Portugal.

O Plano de Salvaguarda já em curso permitirá preservar e salvaguardar as memórias da canção urbana de Lisboa, através da criação de uma Rede Integrada de Arquivos, de um Arquivo Digital de Fonogramas de Fado, de um Programa Educativo muito abrangente, de um vasto plano de edições (edição de fontes históricas, poéticas, críticas e musicais) e da criação de Roteiros de Fado.

Orgulhe-se, o Fado é Património da Humanidade!