22 novembro, 2023

Estela Alves (1930-2023)

O Museu do Fado lamenta informar que Estela Alves faleceu ontem, dia 21 de Novembro, aos 92 anos.

Estela Luisa Paulo Alves nasceu em Lisboa, na freguesia de Belém, no dia 15 de Dezembro de 1930. Fez parte do elenco de várias casas de fado, designadamente a Adega Mesquita onde actuou nas décadas de 50 e 60. Participou em diversos programas de rádio e televisão e fez várias digressões no Brasil.

O seu legado discográfico foi registado com os selos da Alvorada e da Polydor. Foi acompanhada pelo Quarteto de Cordas de Raul Nery, que além do guitarrista, era constituído também por José Fontes Rocha, Joel Pina e Júlio Gomes. Na Adega Mesquita era acompanhada por Joaquim do Vale e Ilídio dos Santos.

No Arquivo Sonoro Digital, alojado no site do Museu do Fado, pode escutar alguns fados desta grande artista.

Estela Alves num programa de televisão em 1969

Estela Alves num programa de televisão (RTP) em 1969