19 fevereiro, 2020

Joel Pina faz 100 anos!

img

100 Anos! Muitos Parabéns, querido professor Joel Pina!

 

 

Nascia há 100 anos no Rosmaninhal (Idanha-a-Nova) o homem que viria a ser responsável pela introdução da viola baixo no acompanhamento do Fado.

 

Músico autodidacta, chega a Lisboa com 18 anos e começa a frequentar o Café Luso. É aí que conhece Martinho da Assunção que o convida, em 1949, para integrar o Quarteto Típico de Guitarras Martinho de Assunção.

 

No ano seguinte é convidado para o elenco permanente da Adega Machado onde nos dez anos seguintes afirma a viola baixo no acompanhamento de fado, o que não era habitual até aí.

 

Foi fundador do Conjunto de Guitarras de Raul Nery com o guitarrista, Fontes Rocha e Júlio Gomes. Acompanhou Amália Rodrigues durante três décadas e com ela percorreu os palcos de todo o mundo, em inúmeros espectáculos e digressões que passaram, por exemplo, pelo Canadá, Estados Unidos e Brasil (diversas vezes), Chile, Argentina, México, Inglaterra, França, Itália (diversas vezes), Rússia, cinco vezes ao Japão, Austrália, África do Sul, Angola, Moçambique, Macau, Coreia do Sul.

 

A vasta carreira de Joel Pina torna quase impossível a tarefa de enumerar os fadistas com quem tocou e que continua a acompanhar. Para além de Amália Rodrigues, marca presença na gravação de discos e espectáculos de fadistas como Maria Teresa de Noronha, Carlos do Carmo, Carlos Zel, João Braga, Fernando Farinha, Nuno da Câmara Pereira, João Ferreira-Rosa, Teresa Silva Carvalho, Fernanda Maria, Celeste Rodrigues, Carlos Ramos, Lenita Gentil, Rodrigo e, mais recentemente, Cristina Branco, Joana Amendoeira ou Ricardo Ribeiro.

 

Ao fim de mais de sete décadas de fado, Joel Pina continua a “acompanhar, dar “chão”, dar a base a quem está a cantar” (Joel Pina, 2006) e não restam dúvidas quanto ao significativo papel que desenvolveu para que a viola baixo fosse, como é hoje, parte integrante da base instrumental do universo musical do fado.

 

Muitos, muitos parabéns, Professor!