7 maio, 2020

Programação com as Casas de Fado da Cidade de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou, do Fundo de Emergência Social – Vertente de Apoio à Cultura, um montante global de 1.250.000,00 euros (um milhão, duzentos e cinquenta mil euros) com o objectivo de proteger a actividade cultural e criativa na cidade de Lisboa, através da mitigação dos prejuízos incorridos em resultado da pandemia de COVID-19.

Todos os artistas e trabalhadores independentes do sector cultural, incluindo fadistas, podem candidatar-se através do preenchimento e submissão do formulário aqui.

Complementarmente, o Museu do Fado desenvolveu uma programação específica com os elencos artísticos residentes nas casas de fado da cidade de Lisboa, que se desdobra em 3 eixos programáticos:

1.      Coprodução de documentário de televisão Fique Em Casa… de Fados coproduzido com a RTP (emitido pela RTP1 no passado dia 2 de maio);

2.      Uma programação de conversas e fados intitulada Fados da Casa, com os elencos artísticos/profissionais das casas de fado, gravada no Museu do Fado para transmissão nas redes sociais e canais Youtube e Vimeo da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Museu do Fado;

Neste âmbito encontram-se em fase de produção/edição 117 vídeos gravados no Museu do Fado com os elencos artísticos residentes nas casas de fado históricas e emblemáticas da cidade de Lisboa cuja divulgação terá início a partir desta semana nas nossas redes sociais;

3.      A coprodução do programa Fado no Átrio com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, ao abrigo da qual o Museu do Fado assegura a contratação dos 40 artistas que participam no programa;

Ao abrigo deste programa o Museu do Fado contratou mais de 160 profissionais do sector e envolveu na sua programação as casas de fado emblemáticas da cidade de Lisboa:

·         A Parreirinha  de Alfama

·         A Severa

·         Adega Machado

·         Casa de Linhares

·         Clube do Fado

·         Fado ao Carmo

·         Fado em Si

·         Faia

·         Forcado

·         Luso

·         Maria da Mouraria

·         Páteo de Alfama

·         Real Fado

·         Senhor Vinho

·         Senhora do Livramento

·         Taverna del Rey

·         Timpanas

Também o elenco da emblemática Tasca do Chico (Bairro Alto e Alfama) foi envolvido nas gravações do programa Fados da Casa no Museu do Fado.