11 novembro, 2013

Rui Valentim de Carvalho (1931-2013)

O histórico editor de Amália Rodrigues faleceu esta manhã em Lisboa, aos 82 anos.

Rui Valentim de Carvalho e Amália Rodrigues conheceram-se em 1948. Em 1952 e por iniciativa do editor realizou-se a primeira edição de Amália para a Valentim de Carvalho nos estúdios londrinos de Abbey Road. Foi o início de uma parceria criativa e de uma grande amizade que duraria até à morte da fadista.

Consciente desta relação ímpar e do seu legado criativo, o Museu do Fado, a partir do espólio de Maria Nobre Franco, concebeu em 2009 uma mostra fotográfica que reflecte a sua cumplicidade ao longo de várias décadas.

Rui Valentim de Carvalho não será esquecido no seu papel de grande editor e divulgador da música portuguesa e do Fado em particular.