1 abril, 2014

CARLOS DO CARMO - 50 ANOS

Museu do Fado promove exposição temporária dedicada aos 50 anos de carreira do “homem da cidade”

A exposição CARLOS DO CARMO – 50 ANOS, dedicada à carreira artística de Carlos do Carmo, reúne um vasto acervo documental: artes plásticas, filmes, discografia, cartazes, troféus e medalhística. Dotada de uma forte componente multimédia, a exposição passa em revista os momentos mais marcantes do fadista e pode ser visitada a partir do dia 17 de Abril na Cordoaria Nacional.

É uma personalidade em que à longa experiência se juntam uma exigência sem falhas e uma renovada capacidade de surpresa quanto a todos os ingredientes de que lança mão. O humor e a tragédia, o divertimento e o sentido do destino, o lirismo popular e a grande literatura, a tradição e a experimentação, na medida em que o fado os vai convocando, surgem habilmente doseados em cada uma das suas interpretações. E ao longo de 50 anos todas as modalidades temáticas e musicais que hoje confluem no fado foram ficando ao seu alcance.

Vasco Graça Moura

O seu repertório veio naturalmente a evoluir ao longo deste meio século, mas o essencial ficou intacto: a suprema arte com que o Carlos tem sabido recriar esse património que é o Fado, numa aliança muito sua entre uma tradição fadista que lhe corre nas veias e os inúmeros contributos de novos músicos e poetas, graças a uma atitude de permanente descoberta e de inovação que não rejeita o passado e que, pelo contrário, o transforma e o consegue integrar num presente cada vez mais vivo.

Fernando Pinto do Amaral

CORDOARIA NACIONAL