22 junho, 2015

Disquiet | Programa Literário Internacional

O Centro Nacional de Cultura, em parceria com a Dzanc Books e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, acolhe entre 28 de junho e 10 de julho cerca de uma centena de escritores norte-americanos que participarão na 5ª edição do programa literário internacional Disquiet.

O Museu do Fado acolhe no dia 1 de Julho a conferência com o Prof. Rui Vieira Nery: “The Portuguese Fado: From Afro-Brazilian to a National Identity”.

Teolinda Gersão, José Luís Peixoto, João Tordo, Pedro Mexia, Richard Zenith, Afonso Cruz, Patrícia Portela, Jacinto Lucas Pires, Rui Vieira Nery fazem parte dos convidados portugueses que participarão no programa deste ano. Mary Gaitskill, Eileen Miles, Leslie Jamison, Katherine Vaz, Charles Bock, Phil Lamarche e Arthur Flowers, são alguns dos escritores convidados norte-americanos.

O Projeto Disquiet foi lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, e parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.

O Centro Nacional de Cultura associou-se a este projeto desde o início, em 2011, aceitando acolher estes grupos de escritores, que participam numa Universidade de verão durante duas semanas em que têm ocasião de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores.

Os participantes incluem importantes escritores norte-americanos, alguns deles luso-descendentes.

Durante os quinze dias do programa, proporcionar-se-á ao grupo de escritores norte-americanos – consagrados ou apenas amadores – um contacto tão abrangente quanto possível com diferentes aspetos da cultura portuguesa, destacando naturalmente o literário, dando-lhes assim a oportunidade de conviver com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações, instituições ligadas à cultura portuguesa, etc

Consulte aqui o programa completo.

No programa, estão assinaladas com * as sessões abertas a todo o público e de entrada livre.