Concertos e Teatro

O Senhor Extraterrestre caiu no Baú

Concerto pelo grupo Baú, ensemble de música portuguesa, para várias turmas/grupos em simultâneo. Os ambientes sonoros das histórias cantadas nos fados, o brilho, a luz das palavras e o trinar das guitarras são o mote deste atelier, onde se revisitam fados célebres que foram interpretados por alguns dos grandes mestres da história do fado.

Músicos do Baú: Catarina Anacleto (violoncelo e voz); Tiago Barbosa (teclas e voz); Ricardo Daniel (percussão).

Público Alvo:  Alunos do Ensino Pré-escolar e dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (3 a 12 anos)

Duração: Cerca de 50 minutos

Lotação: 50 a 90 participantes

O Grande Rio das Palavras

Teatro de Sombras com acompanhamento musical

Partindo do livro A Grande Fábrica das Palavras, de Agnés de lestrade, do Plano Nacional de Leitura, as Sombronautas propõem uma criação de teatro de sombras em torno do universo do Fado, explorando o universo mágico das formas animadas, num atelier pleno de experimentação, descoberta, aprendizagem e diversão. Aqui os fados e os fadistas ganham vida através da luz, valorizando-se a palavra, a poesia e a música enquanto se exploram os grandes temas do Fado através de focos de luz, projecções, sombras, silhuetas ou lanternas mágicas. O público é convidado a participar no final do espectáculo interagindo e experimentando as diversas técnicas utilizadas. Para além disso são convidados a cantar alguns dos fados apresentados durante a peça.

De Sombronautas-Teatro Inefável

Criação e Manipulação: Cristina Coito, Selma Martins e Telma Santos

Coordenação e Violoncelo: Catarina Van Epps

Duração: 1h00

Lotação: 50 a 90 participantes

Histórias na Canastra

Neste espectáculo para todas as idades, dá-se um encontro inesperado e bem-humorado entre personagens representativas de duas épocas da história e da cultura portuguesas.
Yara, uma mulher culta e moderna, investigadora conceituada em sustentabilidade e preservação de recursos hídricos, encontra Tina, uma varina típica de Lisboa. De canastra à cabeça, iletrada, nunca passou da beirinha do cais, mas tem o espírito vivaz e um discurso eivado de memórias, de fados e de sabedoria popular. Num encontro surpreendente, as vidas destas duas mulheres, que parecem tão diferentes, cruzam-se na paixão pelo fado, pela cidade e pelo rio.

Concepção, interpretação e sonoplastia: Apanha-Palavras (Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina)

Adereços/cenografia: Marta Fernandes da Silva

Público Alvo:  Famílias, grupos escolares, público em geral