Concerto comentado por Miguel Carvalho

Liberdade, liberdade!
Por Helena Sarmento

Concerto comentado por Miguel Carvalho

Liberdade, liberdade! – Espelho do que somos e do que queremos ser

A geração que viveu o 25 de Abril aprendeu na rua os valores essenciais para uma sociedade mais fraterna, livre e justa.

“Naqueles dias de espanto e de festa” (João Habitualmente), ela foi o “espelho do que somos e do que queremos ser” (Paula França).

Num tempo de crise de valores como o que atravessamos, de grande individualismo e regresso a cenários que julgávamos passados, este projecto de Helena Sarmento propõe, através da música e do debate, uma reflexão sobre os valores do 25 de Abril que consideramos urgente reforçar hoje e usar como bússola para o futuro.

Neste que é o primeiro concerto comentado do seu projeto “Liberdade, liberdade! – Espelho do que somos e do que queremos ser", Helena Sarmento convida o jornalista e escritor Miguel Carvalho a refletir sobre a temática d´“O princípio do livre pensamento, da livre opinião e da tolerância”, a partir das letras das músicas “Abandono” (David Mourão-Ferreira/Alain Oulman) “Por trás daquela janela” (José Afonso) e “Trova do Vento que passa” (Manuel Alegre/António Portugal).

Farão ainda parte do concerto, entre outras, “Epígrafe para a Arte de furtar” (Jorge de Sena/José Afonso), “Canção com lágrimas” (Manuel Alegre/Adriano Correia de Oliveira) e “As Sete Mulheres do Minho” (José Afonso), algumas das músicas que compõem o EP Liberdade, liberdade! (Helena Sarmento, 2022), a maioria de José Afonso, um rosto da utopia e do 25 de Abril.

Helena Sarmento será acompanhada por Pedro Martins (guitarra portuguesa), Yuri Reis (viola) e Filipe Teixeira (baixo).

Foto: ©André Henriques

Concerto integrado no programa Festas de Abril | EGEAC Cultura em Lisboa. Programa completo, aqui

Produção: EGEAC | Museu do Fado