de Rui Vieira Nery

O Dengoso Fadinho Brasileiro

Apresentação do livro 

O DENGOSO FADINHO BRASILEIRO | O Fado no Brasil Oitocentista
de Rui Vieira Nery

Por Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Manuel Deniz Silva


Nascido no Brasil nos primeiros anos do século XIX, como mais uma das danças cantadas afro-brasileiras oriundas das comunidades escravizadas das grandes roças baianas, mineiras e paulistas, o Fado expande-se gradualmente aos bairros pobres das grandes cidades brasileiras, em particular do Rio de Janeiro. Na década de 1830, ao mesmo tempo que chega a Lisboa para aí depressa se autonomizar como um novo género caracteristicamente português, entra nos salões e nos teatros do Rio, afirmando-se como um pilar da Música Popular Urbana local. No final do século, o Fado brasileiro e o Fado lisboeta, levado agora pela emigração portuguesa, reencontram-se e dialogam nos palcos cariocas. Por fim, primeiro na zona portuária do Rio de Janeiro conhecida como a Pequena África e depois no seio da população das favelas que se vão espalhando pelos morros circundantes, será uma das múltiplas tradições  afro-brasileiras que convergem no novo Samba carioca emergente.

Assente numa extensa pesquisa inédita da imprensa e da literatura brasileiras do século XIX, O Dengoso Fadinho Brasileiro revela pela primeira vez o percurso fascinante deste Fado brasileiro no contexto social, cultural e político fervilhante do Brasil oitocentista.

 

Edição: Museu do Fado | Lisboa Cultura