Há Fado no Cais

Pedro Moutinho

Pedro Moutinho apresenta ao vivo no ciclo Há Fado no Cais o seu mais recente trabalho discográfico: CASA

Em CASA, o fadista que nunca deixou de sentir o pulsar do fado tradicional, embrenha-se nos seus caminhos para oferecer ao público um registo cru. Entrega assim a mesma alma e deferência que transmite ao público de cada vez que sobe ao palco de algumas das mais prestigiadas casas de fado da cidade de Lisboa, e também de salas de espectáculo nacionais e internacionais.

Pedro Moutinho, que tem vindo a explorar diferentes sonoridades e modulações que o fado permite, sempre com respeito pelas suas matrizes (ou não fosse o seu álbum "Um Fado ao Contrário" exemplo disso), regressa a um porto seguro que bem conhece e domina. CASA conta com os músicos André Dias (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola) e Frederico Gato (baixo) e tem arranjos de Filipe Raposo para o tema Casa de Água, uma parceria única com letra de João Monge e música de Amélia Muge.

Este trabalho conta ainda com letras inéditas de Maria do Rosário Pedreira, Teresinha Landeiro e a recriação do clássico "Um Resto de Mouraria", com letra de Carlos Conde e música do violista Martinho da Assunção.

Pedro Moutinho foi embalado pelo som do fado e cresceu com ele como se de uma herança genética se tratasse. Não há separação entre o fado e o homem que o canta. Existe sim uma familiar fluidez entre um e outro, natural de quem já se conhece há muito tempo.

Quando em 2003 recebeu o "Prémio Revelação" da Casa da Imprensa com o seu álbum "Primeiro Fado" e três anos depois viu "Encontro" (o seu segundo trabalho) ser galardoado com o Prémio Amália na categoria de melhor disco, o fadista provava que além de partilhar o talento da sua linhagem, tinha pela frente um caminho que era só seu.

Entre o seu primeiro registo discográfico e este passaram 17 anos de uma carreira vivida intensamente. Um percurso ímpar que transformou Pedro Moutinho num dos grandes fadistas da actualidade.

Neste concerto de apresentação do EP CASA, Pedro Moutinho será acompanhado por José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Pedro Soares na viola de fado e Frederico Gato no baixo acústico.

Co-produção: Museu do Fado | Egeac e CCB

Foto: ©Silverbox