Com Esta Voz Me Visto - O Fado e a Moda

23 novembro, 2012 a 31 março, 2013

img
Um ano volvido sobre a consagração do Fado como Património da Humanidade, o MUSEU DO FADO e o MUDE promovem a exposição Com Esta Voz Me Visto – O Fado e a Moda nos dois espaços municipais.

A partir do dia 23 de Novembro estarão em exposição - no Mude e no Museu do Fado - vestidos, jóias e xailes dos mais célebres fadistas entre os quais Mariza, Ana Moura, Maria da Fé, Cristina Branco, Mísia ou Amália Rodrigues.

A exposição Com Esta Voz me Visto – O Fado e a Moda propõe uma viagem em torno das imagens que vestiram o fado e que ao longo dos séculos XX e XXI construíram e recriaram a sua identidade. Aqui, cada traje de cena remete para um tempo e um contexto singulares. Evoca inevitavelmente uma voz ausente. Convoca-nos para uma dimensão imaterial, intangível, incorpórea, para um património necessariamente fugaz, irrepetível, que dificilmente se materializa noutro testemunho que não o da memória individual. E simultaneamente, desvenda fragmentos de um outro diálogo, sempre renovado e redescoberto, entre o Fado e a Moda - a Voz e a sua Imagem - através do qual podemos, também, redescobrir muito do nosso olhar sobre nós próprios.

Fado e a Moda | Museu do Fado / MUDE