26 novembro, 2012

Fado Também se Ensina em Macau

img

Depois de uma carreira internacional com mais de 20 anos, acompanhando alguns dos mais conceituados nomes do fado (Fernando Maurício, Katia Guerreiro,Mafalda Arnauth entre outros), Paulo Valentim aceitou o desafio irrecusável de fundar em Macau uma escola de guitarra portuguesa. Ao fim de 15 meses, e com o suporte da Casa de Portugal em Macau, 5 alunos, alguns deles chineses, dão corpo a esta escola fadista.

Mais recentemente foram dados os primeiros passos para a criação do núcleo de fados da Casa de Portugal em Macau.

Numa colaboração com o Museu do Vinho de Macau, mais de 3,000 pessoas assistiram já aos seus pequenos concertos semanais.

Enquanto compositor, Paulo Valentim é cantado não só por fadistas nacionais mas também por cantores um pouco por todo o mundo. "Pranto de amor ausente" e "Segredos", são talvez dos mais conhecidos temas da sua autoria.

"Fado história de um povo" musical de Filipe La Féria, contou também com a sua presença no naipe de compositores.

Em Lima, no Peru, a recente representação das Cartas de Soror Mariana, contou com fados de sua autoria, num claro reconhecimento pela internacionalização da sua música. 

No primeiro aniversário do Fado como Património Imaterial da Humanidade, este projecto a Oriente, é a minha dedicada contribuição para a universalização da música da minha cidade e do meu país" afirmou Paulo Valentim