22 fevereiro, 2013

O Fado da Bia compete no Uruguai

O filme O Fado da Bia de Diogo Varela Silva foi seleccionado para competição no 16º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, no Uruguai. . O festival decorre de 3 a 10 de Março de 2013 em Punta del Este, na região de Maldonado no Uruguai e tem como objectivo a democratização do cinema, sob a premissa de divulgar bons filmes a um público não especializado, e servir de estímulo ao turismo cultural.

O Fado da Bia é uma co-produção EGEAC – MUSEU DO FADO e RTP2.

O Fado da Bia from Diogo Varela Silva on Vimeo.

Beatriz da Conceição, para muitos simplesmente Bia, é um dos maiores nomes do Fado dos últimos 40 anos. Musa inspiradora de vários poetas, é referência para grande parte da nova geração de fadistas. Nascida no Porto, estabeleceu-se em Lisboa como fadista na casa de fados Márcia Condessa. Este filme é uma viagem pela sua carreira e a sua vida, desde o Porto até aos dias de hoje, mostrando-nos a força e o porquê do seu Fado. Este filme vem no seguimento do trabalho que o realizador Diogo Varela Silva tem vindo a efetuar com o objetivo de documentar a vida e obra de algumas das referências do Fado, caso de “Fado Celeste” sobre a fadista Celeste Rodrigues e “O Rei sem coroa” sobre o fadista Fernando Maurício.

Com Beatriz da Conceição, Camané, Carminho, Carlos do Carmo, Aldina Duarte, Jorge Fernando, Ana Moura, Helder Moutinho e Raquel Tavares.

Estará também em competição outro filme de Diogo Varela Silva, "Poeta en si Mayor", sobre o grande poeta de tango, Horacio Ferrer, o poeta eleito de Piazzola.