Natália, a Diva Tragicómica

O Museu do Fado exibe, no próximo dia 6 de Dezembro às 21h30, o documentário "Natália, a Diva Tragicómica" - uma produção RTP e Real Ficção.


«O documentário que marca a estreia como realizador de João Gomes mostra esta "cantora lírica", no seu registo indisciplinado, em diversas aparições televisivas.Mas quem foi esta mulher? Pelo diário que descobrimos, percebe-se que teve uma infância infeliz: as zangas entre o pai e a mãe eram constantes e a música tornou-se desde pequena "o seu refúgio da tristeza".O público conhece-a como eco de uma imitação humorística, músicos eruditos como um objecto de gozo e fascínio. Mas esse culto assenta na personalidade Natália, conhecer a pessoa nunca foi a prioridade.


O realizador interessou-se por Natália de Andrade por ver nela "algo de profundamente triste mas também inspirador", mas, explica, "foi um processo sensível perceber a minha própria ambivalência em relação à personagem. O filme é um percurso de interrogações."»


À projecção seguir-se-á um debate, em que, a propósito do documentário "Natália, a Diva Tragicómica" se vai discutir "Os Limites do Humor". O debate será moderado pelo jornalista do Jornal de Letras Manuel Halpern, e os convidados serão o humorista João Quadros, o crítico de música Nuno Galopim e o jornalista e crítico no Jornal Público, João Bonifácio.