6 março, 2010

À Procura de Um Fado

No dia 6 de Março de 2010 o Museu do Fado inaugurou a mostra fotográfica À Procura de Um Fado de autoria de Olívia da Silva (Directora do DAI – ESMAE). Nesta sessão para além da exibição do documentário sobre Francisco de Vasconcelos, realizado por Jorge Campos (Director do Laboratório Multimédia da ESMAE), pudemos assistir à apresentação do livro Poemas Brancos com apontamentos musicais do grupo In Illo Tempore, no qual se integra o homenageado.

Exposição fotográfica
“A casa de Francisco e Guilhermina Vasconcelos encantou-me desde o primeiro momento que a visitei. (…) O espaço cheio de objectos e recordações, criando proximidade e facilitando o diálogo entre imagens do passado e do presente. E este é o ambiente de uma casa que reflecte a generosidade, simplicidade e alegria de um casal. E daqui surgiu um projecto de exibição fotográfica que se divide entre o álbum fotográfico da família através de uma viagem entre 1950 e 2000 e um registo actual que conta um dia passado entre Celeiros do Douro e S. Leonardo de Galafura.”
Olívia da Silva

Documentário – Sinopse
Inovador do fado de Coimbra, poeta e humanista, Francisco de Vasconcelos abre as portas da sua casa cheia de memórias de Celeiros do Douro a uma equipa de cinema e fotografia. A visita estende-se ao longo de um dia e tem passagem por S. Leonardo de Galafura. Homem de uma simplicidade desarmante, Francisco de Vasconcelos desfia memórias de um percurso ao longo do qual, nos bons e maus momentos, teve sempre por companhia sua mulher Guilhermina. Na história da sua vida que vai surgindo, onde a música e as letras estão sempre presentes, há, afinal, uma história de amor incondicional tendo Deus por testemunha e a Sua obra por lugar de redenção.