25 junho, 2010

FADO 1910 na Sociedade Nacional de Belas Artes

No dia 25 de Junho de 2010 o Museu do Fado inaugurou na SNBA (Sociedade Nacional de Belas Artes) uma exposição intitulada Fado 1910. Esta exposição, que pretende mostrar a grande influência da obra O Fado, de José Malhoa (1910) nas mais variadas artes, extendeu-se à sala de exposições temporárias do Museu do Fado. A inauguração contou com a actuação de Lina Rodrigues, acompanhada por José Pracana e Armando Figueiredo.

A exposição Fado 1910, dedicada ao Fado no contexto republicano, irá estar patente ao público até final de Agosto.

Para além das obras de artes plásticas, documentação impressa, fonogramas e instrumentos musicais, alusivos ao fado neste período, expostas na SNBA, a mostra estende-se à sala de exposições temporárias do Museu do Fado, onde o visitante pode usufruir de uma abordagem audiovisual onde estão patentes vários estudos e pinturas elaborados por José Malhoa para a criação do célebre Fado de 1910 e a curta metragem, de mesmo nome, realizada por Augusto Fraga em 1947, onde Amália Rodrigues interpreta o “Fado Malhoa” (José Galhardo - Frederico Valério), numa recriação encenada da própria pintura.