Há Fado no Cais

Pedro Caldeira Cabral - O Fado da Cítara Portuguesa | Há Fado no Cais

Reconhecido compositor e multi-instrumentista com mais de 50 anos de carreira, e um percurso focado na valorização e promoção do legado patrimonial da guitarra portuguesa, Pedro Caldeira Cabral foi distinguido em 2018 com o Grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Renomeou o seu instrumento de eleição para «Cítara Portuguesa», como uma forma de promover a ligação à tradição europeia que remonta ao século XVI.

Neste concerto, inserido no ciclo Há Fado no Cais, coproduzido pelo CCB e pelo Museu do Fado/EGEAC, Pedro Caldeira Cabral apresenta-se em trio, com Joaquim Silva no violão e Duncan Fox no contrabaixo, seus fiéis companheiros na valorização e defesa da guitarra portuguesa como instrumento solístico. O público será surpreendido pela sua versatilidade, pelo seu percurso ao longo dos séculos e também por composições inéditas de Pedro Caldeira Cabral.

«Quis o destino que nas minhas deambulações por bibliotecas, alfarrabistas e feiras de velharias por todo o país, tivesse recolhido um razoável número de manuscritos musicais contendo peças antigas do repertório da cítara portuguesa, muitas de autor desconhecido e datáveis desde os últimos decénios do século XVIII até ao início do século XX. A música que aí encontramos é uma mistura de géneros: o fado de salão, as danças da fofa, do fandango, do sarambeque, da valsa, da mazurca, do maxixe ou da chula.

A cítara portuguesa tem vindo a despertar um interesse crescente dos públicos atentos à fruição de géneros musicais diferentes do uso mais tradicional deste instrumento. A sua apresentação no contexto de festivais de música clássica e popular é cada vez mais frequente. Para tal, temos vindo a contribuir com a criação de um novo repertório solístico alargado, constituído por composições originais e transcrições de peças de música do passado.

Na escolha deste programa, proponho-me assinalar um claro interesse na utilização plena dos recursos expressivos característicos da cítara portuguesa, com leituras interpretativas que valorizem as diversas opções estéticas de acordo com uma perspectiva performativa historicamente informada.»
Pedro Caldeira Cabral

O Fado da Cítara Portuguesa chega assim ao ciclo Há Fado no Cais, no Centro Cultural de Belém, num espectáculo pessoal e intimista, conduzido pela mestria de Pedro Caldeira Cabral.

Foto: Graça Morais

Coprodução: Museu do Fado/EGEAC e CCB